terça-feira, 28 de junho de 2016

O PECADO DA DIVISÃO E DA IDOLATRIA

     Jeroboão liderou o povo para o norte, estabeleceu-se em Siquém e a tornou capital politica de seu reino. Ele, porém, temia que as tribos se reconciliassem com roboão por causa das três festas anuais. Temendo perder o reino, fez dois bezerros de ouro e disse ao povo que não mais subisse a Jerusalém para adorar e oferecer sacrifícios, pois ali estavam os seus deuses que o fizeram subir do Egito ( 1Rs 12:28). 
    Colocou, então, um bezerro em Betel e outro em Dã, cidades geograficamente estratégicas. Fez santuários nos altos e constituiu sacerdotes dentre o povo que não eram dos filhos de Levi. Estabeleceu também uma festa no oitavo mês, igual à que se fazia  em Jerusalém, e levantou altar para oferecer sacrifícios aos bezerros de ouro e para queimar incenso.
    Que grande pecado cometeu Jeroboão! Esse pecado não era comum, mas extremamente serio e abominável aos olhos do Senhor, pois levou milhares de israelitas a caírem na idolatria adorando bezerros de ouro como se fossem o Senhor Deus! Ele ainda causou a divisão espiritual entre o povo de Deus, estabelecendo outros centros de adoração além de Jerusalém. Além disso, enganou o povo, reproduzindo tudo o que se fazia e o que havia em jerusalém.
     Idolatria e divisão espiritual são duas coisas totalmente abomináveis a Deus. Quem isso prática peca grandemente contra Ele! Que o Senhor nos guarde e nos livre de cairmos em situação como a de Jeroboão.

Adquira o seu com o Pastor José Dilson


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário