ESTÁVEL
Ser estável é ser sólido e não deixa-se mover facilmente.
É se alguém que não entra em pânico, que não é apressado, precipitado ou ansioso. Estabilidade, no entanto, é diferente de lentidão.
Ser lento significa não agir quando há tempo para agir, enquanto ser estável significa permitir que o tempo faça sua obra.
Alguém estável não toma decisões leviana ou descuidadamente, não elogia ou condena facilmente as pessoas. Quando uma situação não esta clara para ele, ele pára: não fala nem expressa sua opiniões descuidadamente.
Tampouco procede levianamente em questões sérias, incertas ou incompreensíveis. Paulo, uma pessoa estável, disse aos coríntios; "A nossa palavra para convosco não é sim e não" (2Co 1:18)
PACIENTE
Paciência aqui não se refere à perseverança, mas à habilidade de esperar, mencionada em Tiago 5:7: "Eis que o lavador aguarda com paciência o precioso fruto da terra". Paciência difere de lentidão.
Ser lento é deixar passar a presente oportunidade, ao passo que ser paciente é ficar na expectativa de uma oportunidade vindoura.
Não devemos ser lentos, mas capazes de aguardar, trabalhando diligentemente sem nunca perder a esperança.
Meramente ter esperança, no entanto, é vão; devemos ter confiança em nossa capacidade de realizar coisas. Uma pessoa paciente é capaz de permanecer tranquila quando esta com dor.
O lavrador que aguarda com paciência a colheita da terra permite que o tempo faça o seu trabalho.
Paciência não é passividade; é vigor sem ansiedade.
PROFUNDO
Ser profundo é não ser superficial. É basear o juízo em evidência e não em paciência. Tampouco é ser implicante ou importuno, mas simplesmente ser sério.
De qualquer maneira, devemos ser profundos, mas não inquisitivos demais, já que uma pessoa bisbilhoteira é inútil.
Liderar é Despertar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário