sábado, 2 de dezembro de 2017

O EXEMPLO DOS LÍDERES

Líderes a frente da batalha


No livro de Juízes lemos o seguinte 5:2 "Desde que os chefes se puseram à frente de Israel, e o povo se ofereceu voluntariamente, bendizei ao Senhor".Esse versículo nos mostra um principio muito importante que precisa ser aplicado na igreja.

Sabemos que na igreja há irmãos que lideram e governam, os quais Deus mesmo estabeleceu. Todos devemos submeter-nos a eles, pois esses irmãos são autoridade delegada por Deus. Quando a liderança em uma igreja se coloca à frente, dando o exemplo a todos os demais irmãos, e estes, por sua vez, cooperam voluntariamente com o encargo apresentado, a igreja é grandemente abençoada.

Tudo o que é promovido na igreja precisa ter nos lideres o exemplo e o modelo a ser seguido. Os que lideram devem, em favor dos demais irmãos, se necessário, estar pronto a dar a própria vida. Vemos este exemplo em paulo (1Ts 2:8) e em  Áquila e Priscila, que arriscaram a vida por causa de Paulo (Rm 16: 3-4)

No cântico de Débora podemos notar a menção de algumas tribos que subiram juntamente com Naftali e Zebulon para a guerra com seus comandantes, seus príncipes e seus povos (Jz 5:14-15).

 Outras, porém, não subiram, como Rúben, Gade e Aser. Entre os de Rúben havia alguns que se encontravam em grande discussão, enquanto outros ficaram em seus currais ouvindo flauta (v 16). Os de Gileade ficaram dalém do Jordão, e não se moveram para lutar, Os de Dã se detiveram junto seus navios, os de Aser se assentaram na costas do mar e repousaram nas suas baías. 

Por que eles permaneceram nessa situação? 
Porque seus líderes não se despuseram para batalha por estarem envolvido com discussões, diversões, prazeres e comércio.   

Essa não pode ser a situação da igreja hoje. Aqueles que o Senhor colocou na liderança devem ser o  modelo e o exemplo para todos os demais irmãos e irmãs. Não sejamos distraídos por assuntos e atividades deste mundo. Agora não é hora de repousar mas de lutar! Deus está esperando por nossa cooperação em sua obra. 

Não sejamos os que não andam e impedem os que querem andar. Precisamos ser como os chefes das tribos que se puseram à frente de Israel. Isso despertou e encorajou o povo a se oferecer voluntariamente a Deus. Os que lideram jamais podem ser omissos em suas funções e responsabilidades, pois quem sofre com isso é toda igreja.

O progresso e o avanço da igreja depende de seus líderes. Sejamos bons modelos para todos os demais (1 Pe 5:3)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário